Historial

A Universidade Eduardo Mondlane (UEM), destaca a investigação como alicerce dos processos de ensino-aprendizagem e extensão, razão pela qual aderiu a recomendação da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) segundo a qual para os países em vias de desenvolvimento ascenderem ao desenvolvimento precisam que pelo menos uma das suas universidades seja universidade de investigação.

É neste contexto que surge a necessidade da criação do Centro de Estatística da Faculdade de Ciências - CEPES, como uma unidade orgânica vocacionada à realização de actividades de investigação, consultoria e formação especializada, isto é, um provedor de conhecimento e serviços nas diferentes áreas de estatística aplicada. A unidade deverá ainda prestar suporte aos programas de pós-graduação no que diz respeito à pesquisa quantitativa ou lecionação de disciplinas específicas nas suas áreas de competência.

Pretende-se que o CEPES seja uma referência nacional no seu campo de atuação através de produção e disseminação do conhecimento, assim como, na produção de indicadores económicos, sociais, ambientais e financeiros que possam contribuir na definição de políticas para o desenvolvimento do país. Deste modo, o Centro será o veículo importante de ligação entre a UEM e as comunidades, contribuindo assim, para que a universidade tenha um papel activo no desenvolvimento do país.

 

Missão

Produzir e compartilhar conhecimento na área de estatística, contribuindo deste modo, para o desenvolvimento de uma sociedade de conhecimento.

 

Visão

Ser referência no seu campo de atuação através da produção, aplicação e disseminação de conhecimento.