Competências específicas
 
Para que o graduado possa intervir na identificação e solução de problemas na área de recursos naturais, desenvolvimento e processamento de novos produtos, ele deve desenvolver ao longo da sua formação as capacidades, conhecimentos, habilidades, atitudes e outras competências descritas nas 3 categorias seguintes: 
Deve saber 
- Usar as ferramentas de gestão de projectos para conduzir com sucesso qualquer projecto sob sua responsabilidade; 
- Usar as diferentes formas de citação e listagem de fontes bibliográficas na redacção de trabalhos científicos; 
- Usar as tecnologias de informação e comunicação na apresentação gráfica de resultados do seu trabalho, de uma forma simples, lógica e de fácil percepção; 
- Avaliar os impactos negativos sobre o ambiente decorrentes de actividades humanas relativas a àrea de formação e formas de mitigar e/ou remediar os danos resultantes.
- Integrar conhecimentos, tratar situações complexas e formular julgamentos com base em informação, mas envolvendo reflexão ao nível dos aspectos éticos relacionados com a aplicação dos seus conhecimentos. 
- Colaborar na investigação e desenvolvimento de produtos úteis a sociedade. 
- Seleccionar as técnicas de caracterização e processamento dos produtos naturais de interesse relevantes para o problema em estudo. 
- Aplicar as metodologias de investigação e análise de informação para resolução de problemas na área de recursos naturais.
 
Deve saber fazer: 
- Conceber, planear, organizar e gerir os recursos disponíveis de modo a garantir a realização de um projecto com qualidade, no tempo programado e com base nos recursos disponíveis; 
- Analisar e interpretar de forma crítica e lógica a qualidade de dados científicos resultantes de experiências realizadas ou de outras fontes, incluindo possíveis fontes de desvios; 
- Usar os dados produzidos no seu trabalho para, de forma independente, analisá-los e interpretá-los, bem como, produzir argumentos científicos e desenvolver conclusões na base destes; 
- Identificar e investigar cientificamente problemas práticos de caracterização, desenvolvimento e processamento de recursos naturais, sugerindo hipóteses correctas, formulando e implementando propostas para a sua solução, demonstrando rigor, capacidade de observação e de interpretação dos resultados; 
- Comunicar, de diferentes formas e com recurso a diferentes meios disponíveis, os resultados do seu trabalho para audiências diversificadas;
- Descrever de forma clara e concisa os resultados do seu trabalho quer na forma de relatórios técnicos quer na forma de teses ou artigos científicos, usando os formatos adequados em função da sua área de trabalho. 
- Usar os resultados da investigação para a introdução no mercado de bens, produtos ou serviços visando dar soluções práticas de desenvolvimento satisfazendo necessidades identificadas em determinados sectores da sociedade; 
- Aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas de natureza qualitativa e quantitativa na área industrial e na investigação. 
- Interagir com outros Cientistas, em particular de outras áreas de especialização, de modo a ser capaz de contribuir para a resolução de problemas inter e multidisciplinares.
 
Deve ser: 
- Empreendedor e inovativo na procura de soluções para os problemas que lhe forem colocados; 
- Comunicativo e capaz de integrar-se facilmente em equipas de trabalho multi-sectoriais e/ou multidisciplinares; 
- Tolerante a diversidade de ideias e opiniões, pautando sempre pelos princípios e códigos de ética 
- Capaz de planificar e trabalhar de forma independente; 
- Capaz de tomar decisões e assumi-las com responsabilidade; 
- Capaz de agir com idoneidade, ponderação e humildade na realização das suas funções.
 
 
Perfil ocupacional do graduado
 
Os graduados do curso de mestrado proposto irão trabalhar em áreas afins ligadas a exploração, caracterização, transformação e valorização dos recursos naturais transformondo-os em produtos de grande importância para o desenvolvimento económico sustentável do país. 
 
Espera-se que au terminar a sua formação, o graduado do mestrado em Química e processamento de recursos locais seja apto em: 
- Conceber, preparar e coordenar projectos de investigação na área dos recursos naturais. 
- Desenvolver e utilizar tecnologias de extracção, purificação e caracterização de substâncias de fontes naturais de interesse comercial (Fármacos, biocombustíveis, óleos essenciais e vegetais, minerais etc.). 
- Desenvolver e utilizar tecnologias de transformação de produtos de origem natural visando a obtenção de substâncias de maior interesse. 
- Desenvolver e utilizar métodologias analíticas aplicadas a análise de substâncias de fontes naturais. 
- Valorizar através de transformações fisico-químicas alguns produtos naturais locais abundantes sem grande valor comercial 
- Realizar estudos de avaliação do impacto ambiental dos projectos referentes aos recursos naturais.